domingo, 5 de julho de 2015

Sobre sereias

A palavra portuguesa "sereia" e suas equivalentes em outras línguas latinas derivam do grego Σειρήν, Seirến, nome de um ser mitológico de aparência muito diferente, mas que também é chamado pelo mesmo nome. Este verbete refere-se ao conceito moderno de sereias, para o grego, veja Sereias gregas ou Sirenas.  Nomes dados à sereia medieval e moderna em outras línguas: mermaids (de mere, "mar" em inglês medieval, e maid, "moça" ou "virgem") em inglês; zeemeermin ou meermin em holandês; Meerjungfrau, Seejungfrau ou Fischweib em alemão; havfrue em dinamarquês e norueguês; sjöjungfru ou havsfru em sueco; merenneito ou vedenneito em finlandês; sirène em francês; sirena em castelhano e italiano.  No português, como em outras línguas latinas, os equivalentes masculinos das sereias são chamados de tritões superiores.
Em inglês, o tritão é chamado merman; em holandês, meerman ou zeemeerman; em alemão, Wassermann; em dinamarquês, havman; e em finlandês, vetehinen.


 Ao longo da Idade Média, a começar pelas regiões do Mediterrâneo, a sereia como mulher-peixe suplantou a mulher-pássaro do mito grego como a criatura que supostamente levava à perdição dos marinheiros, como mostra a evolução do significado de Seirến no português e em outras línguas latinas. A transformação pode estar relacionada ao desenvolvimento da navegação (devido, entre outras coisas, à invenção do leme) que permitiu aos navios viajar pelo alto mar, onde se supõe que as novas sereias vivam, fora de vista das rochas costeiras onde as antigas sirenas(Sirens, Sirenias, Seirenes, ou Sirenes Sereias da mitologia grega, foram mulheres híbridas de aves, assim como as Sereias tradicionais, moravam em ilhas) supostamente se empoleiravam.  Tanto sirenas quanto sereias têm talentos musicais; as sirenas cantam e tocam flauta e lira, enquanto as sereias dependem apenas de suas vozes e seus únicos apetrechos são pentes e espelhos. Supõe-se que as sereias podem causar e acalmar tempestades à vontade e que, como a Esfinge, elas podem levar homens a armadilhas com questões e enigmas.  Na Idade Média e Moderna, as sereias foram vistas como criaturas naturais, como uma espécie de animal, não como seres sobrenaturais. Nos bestiários e nos sermões as sereias eram comparada com as atrações fatais da riqueza, do sexo e da bebida. Por essa razão, são relativamente comuns na arte sacra, como decoração de igrejas e altares. Freqüentemente, aparecem segurando um peixe, para simbolizar o cativeiro da alma do cristão arrastado para o pecado por encantos e pela adulação.  Foi como símbolos de vaidade que elas adquiriram pente e espelho, não vistos na arte clássica. Na heráldica, é comum a representação de "sereias em sua vaidade", segurando esses apetrechos, para simbolizar a eloqüência atribuída ao portador do brasão ou a seus antepassados.  Supunha-se que as sereias, embora tivessem inteligência humana, não tinham alma. Podiam, entretanto, conseguir uma alma se aceitassem ser batizadas ou, segundo algumas versões, se elas se casassem com um humano.

- As sereias são seres aquáticos com a cabeça e o torso de uma mulher e a cauda de um peixe.
- São dotadas de uma grande beleza, mas possuem dentes/pressas e garras afiadas e mandíbula e calda forte.
- Cantam com doçura para hipnotizar pessoas para que acabem afogadas para que elas a devorem. Mas outras se apaixonam e se acasalam deixando o homem vivo ou não...
- Supõe-se que podem causar e acalmar tempestades à vontade e que, como a Esfinge, elas podem levar homens a armadilhas com questões e enigmas.
- Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia, seria cantar melhor do que ela.
-Pior que o canto da sereia é seu silencio, são rápidas e vorazes podendo capturar e mutilar um homem em segundos.
-Supostamente seu beijo pode salvar alguém do afogamento (se for recebido pouco antes de entrar na água).
-Algumas guardam segredos como localização de tesouros e ilhas/locais perdidos/desconhecidos.
-Podem ter telicinesse. Em alguns casos ate outras kineses.
-Podem possuir conhecimento magico.
-Podem supostamente virar humanos em noites de lua cheia/qualquer noite e voltar a forma normal ao amanhecer se voltar para a agua caso contrario morrera. 
















No mundo todo existem lendas sobre sereias que carregaram pessoas para o fundo do Mar, no Brasil, a mais conhecida é a Iara, que é uma bela mulher de cabelos loiros esverdeados, que canta no outro lado dos rios, seduzindo os homens para atravessar e a procurar, depois ela o mata afogado e ninguém nunca mais tem noticia, alguns dizem que ela guarda os corpos no fundo da água, mas outros aparecem boiando um tempo depois de sua morte.
 Na Alemanha existe a sereia chamada Loreley que é depressiva canta e chora a beira de um rochedo no Rio Reno, muitos afirmam que de fato, ela existe e quem viajar de barco perto do rochedo ouvirá a Loreley.   Em alguns outros países, as sereias são seres do bem que avisam os perigos do mar, ou apenas são inofensivas criaturas que vivem a cantar e pentear os cabelos, vivem em reinos no fundo do mar, e quando chega o tempo da procriação com os Tritãos, elas sobem até a superfície, esperam o sol secar suas caldas de peixe, e se acasalam,e assim por diante.

 Sereias são muitas vezes confundidas com Ondinas, Nereidas e Ninfas, e às vezes com Fadas e Banshees.

As Sereias dos oceanos geralmente são assassinas e gostam de virar os barcos e grandes navegações, elas podem seduzir com o canto e fazer os navios baterem em rochas, e algumas ao invés de apenas afogarem as pessoas costumam comer a carne das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário